Coworking é a nova tendência do mercado profissional em 2021


Talvez você possa achar a palavra estranha, mas ela já está rolando por aí há algum tempo, o termo é americano, e por lá surgiu em 1999 com um designer de games, eles queriam aumentar o ambiente de trabalho online e deu certo, hoje o termo é difundido e ganhou outros ares, o Coworking é um espaço onde várias empresas e freelancers compartilham o mesmo ambiente de trabalho e ideias, dividindo entre si as despesas do local e outras áreas em comum.


Não, não vira uma bagunça, o local torna possível trocar experiências com outros profissionais de áreas de atuação e de empresas diferentes, e em uma mesma sala, é criada uma rede de networking incrível. Isso é coworking! Tá, mas onde encontro um espaço assim? Calma, primeiro pense se você tem um negócio ou projeto e que está começando, é comum nesse estágio se deparar com diversas dificuldades.


Ainda mais, levando em consideração que é preciso iniciar com valores altos o que leva a preocupações e mais gastos para garantir boa localização do negócio, por exemplo. Fora, a infraestrutura para atender bem a todos, isso também é prioridade. Sem contar com as questões burocráticas, dores de cabeça para alugar um espaço, o possível baixo rendimento com o home office, dentre outras dezenas de situações. Pensando nessas condições, que surgiu o coworking, um espaço compartilhado, que possibilita, entre outras vantagens, que o foco de quem frequenta, esteja nos objetivos. Esse conceito, bem atrativo, fez com que esse movimento se espalhasse pelo mundo todo.


Atualmente, são apontados dados que mostram que aproximadamente, 3% do mercado de escritórios do mundo estão situados em espaços de coworking. Esse número pode chegar a 30% até 2030. E no Brasil, o primeiro espaço com essa pegada, foi criado em São Paulo, em 2007. De lá pra cá, o número de coworkings só vem aumentando cada vez mais ao longo dos anos, de acordo com o levantamento do site Coworking Brasil, o boom aconteceu em 2017.


Para quem é indicado o espaço?

Existem coworking para diferentes nichos profissionais, de ambientes especializado para construtores e mercado imobiliário, por exemplo, como o Espaço Coworking Mangabeiras, feito exclusivamente para profissionais dedicados ao desenvolvimento humano, com um ambientes acolhedores, um atendimento humanizado.


Redação - Folha da Região

20 de fevereiro de 2021 12:14

em Araçatuba Não existe um grupo determinado de atividades e profissões que podem atuar no espaço, as opções são infinitas, se você tem um negócio e precisa de internet, se precisa de um espaço para realizar lives, ou até marcar reuniões, então o coworking se encaixa em seu perfil, e aí é só fazer uma pesquisa em sua região e escolher o que mais tem a ver com sua atividade. Seja bem vindo às novas economias.


Para informações de como implantar um espaço coworking em sua cidade, entre em contato direto para consultoria especializada.