top of page

Descubra beneficios que o Coworking pode trazer para carreira de psicólogos e terapeutas.

Espaços de trabalho compartilhado contribuem para o foco na rotina profissional, impulsionando a produtividade e resultando em eficiência nos atendimentos.


Segundo Gustavo Xingu, concierge do Coworking Mangabeiras, espaço pioneiro neste modelo de negócio no Brasil, essas estruturas são mais do que “sublocação de consultrórios ou salas de trabalho”, eles promovem diversas vantagens para os profissionais que tereceirizam a gestçao deste ambiente, concentrando tempo e energia para sua atividade principal. “Estamos falando em verdadeiras incubadoras de carreiras e fortalecimento de posicionamento, pois promovem um ambiente organizado para estruturar sua jornada profissional”, diz.


Para ajudar os profissionais a entenderem como esses espaços podem impactar positivamente a rotina de atendimentos, Gustavo Xingu elencou os 6 maiores benefícios para quem adere a este formato. Confira:


Redução de custos e otimização de recursos: Utilizar um ambiente compartilhado pode ser mais econômico do que alugar um consultorio próprio. Profissionais que trabalham em espaços de coworking economizam em média cerca de 32% em custos operacionais. Além de terceirizar toda manutenção e gestão que um esapço de trabalho demanda, tendo assim, seu foco integralmente dedicado à sua atividade principal.


Flexibilidade e adaptabilidade: Os coworkings também oferecem diversas opções de usabilidade, especialmente no que se relaciona aos planos, espaços e horários. Dessa forma, profissionais de diferentes segmentos podem se adaptar rapidamente às mudanças ligadas às necessidades dos atendimentos e de seus projetos.


Promoção do bem-estar: Ambiente acolhedor e de relaxamento, áreas verdes e programas de bem-estar são iniciativas cultivadas pelos espaços, visando promover o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.



Estímulo à troca de conhecimento e inovação: No convivio em espaços coworkings, os profissionais experimentam uma comunidade rica e colaborativa ampliando suas redes profissionais e aumentando a troca de conhecimento e oportunidades.

Ao interagir com outros profissionais surgem experiências e insights, enriquecendo sua prática clínica e promovendo um ambiente de aprendizado contínuo.


Networking e desenvolvimento profissional: A crescente valorização dos coworkings está ligada a um dos seus principais pilares: a geração de comunidade e conexões entre profissionais. Muito disso se deve a oportunidades únicas de crescimento de carreira que são criadas nesses locais, como eventos, workshops e palestras.


Melhora da cultura profissional: Normalmente, os coworkings são estruturados com base em valores e princípios de colaboração, inovação e diversidade. Gustavo Xingu enfatiza que essas características podem influenciar positivamente a cultura dos coworkers.


“A convergência de propositos formada nessa atmosfera colaborativa é embasada por oportunidades reais, promovendo conexão e fortalecimento na carreira de muitos profissionais”, conclui.





bottom of page