Livros que você deveria ler sobre coworking (e de quebra ainda aprender sobre economia criativa)

Artigo de Anderson Costa


Ainda não temos literatura no Brasil dedicada ao coworking (isso deve mudar em breve, prometo). Essencialmente, a informação literária ainda vem de fora. O coworking permeia muitos livros que falam sobre economia criativa e novas maneiras de negócios, mas tema central mesmo, apenas de poucos títulos. O que não tira o valor dessas obras.

Qualquer entusiasta ou coworker que deseja gerenciar um espaço deveria ler estes livros. O assunto é o mesmo, mas cada obra tem seu ponto de vista e isso é muito enriquecedor para a formação do mercado. Aqui eu destaco os mais relevantes e alguns que considero importantes e tive contato por conta do Movebla. De quebra, conceitos de economia criativa e colaborativa permeiam todas estas obras.


Claro, tem surgido muita literatura em outras línguas sobre coworking, e se elas nos alcançarem, atualizaremos este post!


Livros sobre coworking Working in the Unoffice Por Genevieve DeGuzman e Andrew Tang Genevieve é uma editora independente de San Francisco e resolveu escrever sobre coworking por conviver diariamente com esta cena na cidade. Pra mim é o mais didático livro sobre o assunto, especialmente para o leigo — é o coworking do ponto de vista de quem usa e pratica. Os autores não se contentaram em falar apenas do coworking para os coworkers, mas também para outros segmentos econômicos. É o melhor presente para explicar a alguém o que é o coworking.



The Style of Coworking por Alyce Davies e Kathryn Tollervey

Este é um livro mais visual, de inspiração. Mas tem informações bem valiosas sobre as decisões empíricas tomadas sobre como um espaço de coworking deveria parecer. Tem mais de 30 espaços destacados no mundo todo, com muitas fotos. Nada que você não possa descobrir online, mas partir deste compilado pode ser uma boa fonte de inspiração, e é importante no sentido de mostrar como o coworking é diferente do modelo de escritório atual.



Coworking: Building Community as a Space Catalyst por Angel Kwiatkowski e Beth Buczynski

Uma das grandes discussões do universo do coworking: o que construir primeiro, o espaço ou a comunidade? Este livro foca na criação das comunidades interessadas em co-trabalhar. Não é para iniciados no assunto, e sim para iniciantes, que ainda não enxergaram como criar essas comunidades. Também traz muitas histórias, inclusive as da própria Angel, que gerencia o espaço CoHere, nos EUA.



Out of the Office por Carlos Gonçalves e José Gabriel Quaresma

Conheci o Carlos durante a Coworking Europe. Ele administra o Avila Business Center em Lisboa, que trabalha com um conceito misto de coworking e escritório virtual. Aqui, eles contam o coworking do ponto de vista de oportunidade. A experiência em gerir um negócio como esse está contada no livro, além de como aconteceram parcerias com grandes empresas e da visão mista do coworking como uma solução dentre outras para trabalho móvel. Ponto pra eles por serem a primeira literatura em português sobre coworking!


The Cowoking Handbook Por Ramon Suarez e Jaime Aranda

Este ainda não saiu, mas quando sair será um must-have. Suarez é o fundador do Betacowork, na Bélgica. Tem feito apresentações muito boas sobre o gerenciamento logístico, financeiro e humano de um espaço de coworking. E emprega tudo neste guia de como abrir e manter um espaço. Este livro é uma iniciativa de crowdfunding e sou um dos apoiadores, por isso já pude ver um pouco dos primeiros drafts — e Suarez não está economizando na informação. O livro deve sair em versões digitais em maio, mas você pode reservar sua cópia física apoiando o projeto.

Co.Working Mangabeiras - uma conexão com sua melhor versão.